O que tratamos com a Psicanálise?
- Andressa Aristeu
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2024
Alguns diagnósticos circulam pela cultura e por isso algumas pessoas se identificam com eles, mesmo que não tenham passado por um profissional para fazer o diagnóstico. Porém, um psicanalista vai escutar cada ser humano em sua particularidade, em seu jeito próprio de lidar com o sofrimento, independente de qualquer diagnóstico.

Podemos pensar nos sintomas mais atuais e conhecidos que levam as pessoas a procurarem um profissional. Mas a psicanálise tem como uma de suas prioridades a singularidade de cada um. Considerando isso, diversas queixas e sofrimentos podem se tornar demanda de análise.
Os sentimentos como raiva, tristeza, angústia, medo, entre outros, são sentimentos naturais a todos e não são motivo de preocupação maior. Porém, quando qualquer um desses sintomas ou sentimentos é constante, atrapalhando ou impedindo as atividades e relações normais do dia a dia, é indicado que você procure ajuda.
Também é comum que pessoas percebam que repetem situações em sua história, como por exemplo: enfrentam sempre a mesma situação em diferentes relações, percebem a mesma consequência no âmbito profissional, não conseguem estudar para uma prova ou concurso, apresentam dificuldades de resolver problemas que racionalmente seriam facilmente resolvidos. Quando se quer muito fazer algo que não consegue, ou quando acaba fazendo muitas vezes algo que não queria... Todas essas situações podem se tornar um sintoma quando a pessoa começa a se questionar sobre o porquê disso sempre acontecer com ela.